Escolha uma Página

Ao consumir um produto, além do preço, da qualidade, da aparência e da marca, escolhemos também que tipo de cadeia produtiva iremos apoiar e qual o impacto disso para o meio ambiente.  Nosso consumo fortalece uma cadeia de processos que vão desde a extração das matérias-primas, a produção, o tipo de trabalho envolvido, o lixo produzido, até a relação entre o produtor, os distribuidores e consumidores/as!

Existe uma prática, conhecida como consumo consciente e solidário, onde pensar e escolher ativamente sobre o que compramos fortalece o aumento da cidadania, a distribuição de riqueza e o desenvolvimento local sustentável. Esta prática promove uma visão de mundo social e economicamente mais justo. Ela é consciente porque analisa o impacto gerado pelos produtos e questiona o que a publicidade oferece; e é solidária porque fortalece redes de produtores/as locais e sua geração de renda.

Se você está se perguntando como colocar o  consumo consciente em prática, se liga em algumas dicas:
– planeje suas compras e considere fatores como durabilidade, segurança e necessidade dos produtos;
– evite trocas sucessivas de itens e opte pelo conserto, quando possível;
– procure sempre reutilizar, vender, trocar ou doar itens;
– destine os resíduos de forma correta, quando fizer o descarte;
– procure produtores/as e redes de trabalhadores/as para fazer suas compras;
– considere sempre a cadeia produtiva e as relações de trabalho envolvidas na produção e na prestação dos serviços
– e
vite comprar de marcas que cometem crimes e irregularidades, como utilizar mão de obra escrava e/ou infantil, promoção de guerras e/ou desigualdade social, expulsão de povos tradicionais e uso irresponsável dos recursos naturais

As grandes indústrias, principalmente dos setores químicos, de alimentos e de vestuários, assim como o agronegócio, são as maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente e exploração do trabalho humano. Mas a prática do consumo consciente é uma escolha política de comprometimento na luta contra o capitalismo.

Ao comprar do Produtos da Terra, você pratica o consumo consciente e solidário, pois nossos produtos têm impactos positivos na saúde humana, no meio ambiente e, principalmente, nas relações de trabalho.